Blog Notícias

PAINEL

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Chuvas na Paraiba

CHUVAS: governador Ricardo Coutinho decreta estado de emergência em treze municípios da Paraíba

CHUVAS: governador Ricardo Coutinho decreta estado de emergência em treze municípios da Paraíba O governador Ricardo Coutinho decretou no início da noite desta quinta-feira (5) situação de emergência em áreas de 13 municípios da Paraíba afetadas por enchentes, que atingem cerca de 1.460.000 pessoas. Os municípios que tiveram o decreto de situação de emergência assinado pelo governador foram Arara, Areia, Barra de Santana, Bayeux, Campina Grande, Ingá, Mogeiro, Itabaiana, Natuba, Pilar, Salgado de São Félix, Santa Rita e João Pessoa.

A decisão do governador foi tomada após relatório emitido pela Secretaria de Infraestrutura, através da Gerência da Defesa Civil estadual e assinado pelo secretário Efraim Morais. De acordo com o documento, já foram contabilizadas 2.310 pessoas desalojadas e 955 desabrigadas.

De acordo com relatório emitido no final da tarde e entregue ao governador, os 13 municípios já têm 58 casas destruídas e 455 danificadas, afetando mais de 3.800 pessoas. Dez prédios públicos já estão ocupados por desabrigados, 180 quilômetros de estradas já foram afetados e, segundo o relatório, a PB-082 de acesso a Natuba está interditada. Açudes, bueiros, pontilhões e passagens molhadas também foram afetadas pelas chuvas.

O próprio governador Ricardo Coutinho está visitando as áreas afetadas pelas enchentes. Nesta quinta-feira (5) ele esteve em Santa Rita, sobrevoou Natuba e determinou a imediata ajuda humanitárias às famílias desabrigadas.

Situação de emergência – É o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, causando danos suportáveis e superáveis pela comunidade afetada.

Ela é declarada quando existe ocorrência de desastre natural, humano ou misto, em uma área do município, determinando a necessidade do prefeito declarar situação de emergência ou estado de calamidade pública. A partir disso, a Prefeitura pode dispensar licitação para a execução de alguns serviços essenciais para a população atingida.

A decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública não é e não deve ser feita com o objetivo único de recorrer aos cofres do Estado ou da União, para solicitar recursos financeiros.

2 comentários:

  1. gostei das notícias de são josé da mata. mas tem mais coisas para serem publicadas neste blog, como por exemplo, tem rua que num está passando nem carro por causa dos buracos.

    ResponderExcluir
  2. Ok! amigo obigado pela sugestão, se possivel de mais uma olhadinha no nosso blog, pois você vai ver mais notícias sobre os buracos causados pelas chuvas. Sempre que tivermos matérias estaremos públicando no nosso blog ok.

    ResponderExcluir